terça-feira, 3 de março de 2020

ADRIANA CALCANHOTTO - 08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Cantora  encerra turnê  nacional. Ao Metro Jornal, ela explica o que está por trás de  “Mulher  do  Pau  Brasil", que ela chama  de 'concerto-tese' elaborado após uma temporada de estudos em  Portugal

'ME  SINTO  MAIS  BRASILEIRA‘

Após uma temporada de dois anos estudando em Coimbra, Portugal, Adriana Calcanhotto voltou ao Brasil, no final do ano passado, com muitas ideias. A literatura portuguesa e a distância do Brasil a impregnaram de um interesse renovado pelo tropicalismo e pelo modernismo, movimentos constitutivos da  identidade  nacional.

O resultado foi o show ‘Mulher  do  Pau Brasil’  que ela chama de “concerto- tese“ ,  com  o qual ela rodou o país em turnê. Ao Metro Jornal , a cantora explica o que está por trás do conceito da apresentação.

Qual  o  balanço  que você  faz  dessa  turnê ?

Eu acho que sempre é importante olhar para trás no sentido de se aprender com a história. Em momentos como este, com o  Brasil  polarizado, com o  Brasil  não  se  reconhecendo, é ainda mais importante. As  ideias  modernistas, as ideias  da  poesia  Pau  Brasil  e  a  Tropicália são movimentos de  identidade  do  Brasil. Nesta hora, fica mais importante ainda pensar o Brasil por essas lentes. 

Como  foi a experiência de viajar o  Brasil ?

Este foi  um excelente momento para viajar  o  Brasil e levar esses  compositores  tão importantes. A obra deles faz um sentido nesse  momento  tão  delicado  e  difícil, no sentido de  reforçar  as  coisas que  estão  acontecendo, tragédias anunciadas, coisas  que  se  repetem  e  que não  aprendem com  a  história.

O  que  você  chama  de  “ concerto – tese “ ?

Foi um show de encerramento daquela minha primeira passagem  por  Coimbra. Depois daquele tempo dando as aulas, eu fiz o show que seria uma conclusão. Quando eu resolvi fazer o "concerto- tese” , para encerrar essa minha temporada  em  Coimbra , as ideias vieram por conta de eu estar lá, pensando sobre o Brasil, sobre  o  modernismo, sobre todos aqueles já estiveram em Coimbra na mesma situação. Eu pensei que tudo era muito aparecido com este show que tinha feito em 1987. E pensei: “É  a  Mulher  do  Pau  Brasil  de  novo."

Por  que  “Mulher  do  Pau  Brasil" ?

Mulher  do  Pau  Brasil  foi  o título de um show que o título de um show que fiz em 1987 e onde já estavam todas as ideias que iriam me acompanhar ao longo da minha trajetória, como as ideias modernistas e  antropofágicas , importante falar que não é o mesmo show, mas um ponto de partida.

Teremos disco novo em um horizonte próximo ? 

Sim. Com a turnê  finalizada eu vou passar mais um período em Coimbra, mas tem disco novo vindo por aí, sim.

Você passou uma temporada longa em Portugal. Por que ainda vale a pena continuar apostando no  Brasil ? 

Eu sou  brasileira e me sinto cada vez mais  brasileira  porque sou brasileira e tenho passado muito tempo fora . Quanto mais tempo eu passo fora, mais eu me sinto  brasileira.

Fonte  -   Jornal  METRO  -  CULTURA
Rio  de  Janeiro , sexta-feira , 22 de fevereiro de 2019  
LEO  AVERSA /  DIVULGAÇÃO


ATÉ QUANDO, A  POPULAÇÃO  VAI   SOFRER... PERDER  TUDO QUE  TEM, HÁ DÉCADAS PELA FALTA DE  RESPONSABILIDADE  DOS  GOVERNANTES, PARA HAVER  SANEAMENTO E  ASFALTOS  DE  QUALIDADE, LIVRE  DE  PROMESSAS  E INDIFERENÇA ?

Um pedido de socorro aos governantes, que já estão preocupados com a campanha desde o ano passado. Que tenham respeito à população, vítimas  das  enchentes constantes.  A prioridade imediata é   o saneamento  básico, asfaltos, viadutos  e pontes de qualidade. É só se espelharem e imitarem o Japão  que em pouco tempo mostraram competência e respeito ao povo. Essa estagnação impede que o país cresça, sem vias férreas, com estradas, avenidas em situação precárias, com os caminhoneiros sofrendo há décadas, para transportarem suas cargas. Tanto a Baixada Fluminense  principalmente, abandonada à própria sorte, como em São Paulo, Osasco, Jardim Pantanal,  Franco da Rocha, etc. Também Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo.

Fiquem  atentos as  eleições  se  aproximam... Muita  atenção em quem irão votar.

Profª Ana Regina   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.