quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

O POETA (verde ) da Vila



Noel Rosa morreu no auge da juventude,em quatro de maio de 1937, aos 26 anos . Carioca de vida breve , mas intensa , nasceu no Rio de Janeiro e foi criado de Vila Isabel , a quem mais tarde expressaria seu amor nos sambas que iria compor . Filho de pai comerciante e mãe professora , ainda cedo tomou gosto pela música . Aprendeu a tocar bandolim , vilão e , no fim da década de 20 , começou a compor suas próprias canções .

Mais ligado na música que nos estudos , participou de um grupo amador de jovens músicos , chamado " Bando de Taruás " , cujos integrantes incluiam ninguém menos que Almirante e Braguinha . Em 1930 , lançou o compacto " Com que roupa " , que se tornaria um dos grandes sucessos do ano e introduziria Noel de vez no mundo da música , com seu jeito novo e singular de fazer samba.

Noel, que não gostava de ser chamado de malandro , título que era dado aos boêmios da época e que foi eternizado no samba , amava o Rio de janeiro como ninguém . O bairro de Vila Isabel , principalmente , onde passou boa parte de sua vida , foi várias vezes temas de suas composições . Em homenagem aos 70 anos de sua morte , a JB Ecológico preparou uma seleção de frases , versos e pensamentos ecológicos deste grande compositor , também conhecido como o " Poeta da Vila " . Confira.

Malandro

" Malandro " é palavra derrotista , que só deve pra tirar todo o valor do sambista . Proponho ao povo civilizado não te chamar de malandro.E sim de rapaz folgado. " Nunca mais esta mlher me vê trabalhando ! Quem vive sambando leva a vida para o lado que quer . De fome não se morre , neste Rio de Janeiro . Ser malandro é um capricho de rapaz solteiro " .

Mulher

" antes a palavra samba tinha um único sinônimo : mulher . Agora já não é assim . Há também o dinheiro , a crise . O nosso pensamento se desvia também para esses bravíssimos temas . Agora o malandro se preocupa no seu samba , quase tanto com o dinheiro como a mulher . A mulher e o dinheiro , afinal são as únicas coisas sérias desse mundo " .

Vila Isabel

" São Paulo dá café , Minas dá leite . E a Vila dá samba " .

Samba

" O samba está na cidade . Já esteve , é verdade , no morro , isso no tempo em que não havia aqui em baixo samba . Quando a bossa nasceu a cidade derrotou o morro . O samba lá de cima perdeu o espírito, o seu sabor inédito . Em primeiro luar , o malandro sofreu uam transformação espantosa . Antes era diferente , agora está mais ou menos banalizado . A civilização começa a subir o morro , levando as suas coisas boas e suas coisas péssimas. " .

Coração

" Coração .Grande órgão propulsor , distribuidor do sanua venoso e arterial. Coração, não és sentimental. Mas, entretanto , dizem que és o cofre da paixão . Não estás do lado esquerdo nem tampouco do direito . Ficas no centro do peito - eis a verdade ! Tu és , pro bem-estar do nosso sangue , o que a casa de correção é para o bem da humanidade " .

Harmonia

" Com violência enfrentei a batucada . A harmonia do meu simples instrumento fez toda a turma ficar muito admirada . Porque sou bom elemento " .

Roupa

" Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou ? E u hoje estou pulando como sapo , pra ver se escapo desta praga de urubu " . Já estou coberto de farrapo , eu vou acabar ficando nu " .

Sentimento

" Em vão te procurei , notícias tuas não encontrei . Eu hoje sinto saudades , daqueles dez mil réis que eu te emprestei . Bejinhos no cachorrinho , muitos abraços no passarinho " .

Luar

" E quando a lua descampa , um pandeiro a batucar , saio da roda do samba pra ninguém me ver chorar . " A minha sopa não tem osso e nem tem sal . Se um dia passo bem , dois e três passo mal , isso é muito natural ! " .

Bicho

" O leão ia ' casa ' com sua noiva leoa . E São Pedro , pra 'agradá' , preparou uma festa boa . Mandou logo um telegrama , convidando o bicho macho , que levasse todas " dama " que existisse cá por baixo " .

Natureza

" A minha terra dá banana e aipim . Meu trabalho é achar quem descasque por mim " .

" O orvalho vem caindo , vai molhar o meu chapéu . E também vão sumindo , as estrelas lá do céu ' .

Brasil

" Neste Brasil tão rande , não se deve ser mesquinho . Quem ganha na avareza , sempre perde no carinho . Comparo o meu Brasil a uma criança perdulária , que anda sem vintém mas tem a mãe que é milionária ' .

Fonte - Revista JB ECOLÓGICO - Julho de 2007 - pá 54 e 55


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.