A responsabilidade da boa imprensa é fundamental para uma sociedade informada e de-mocrática .A denominação " imprensa " é utilizada para caracterizar um conjunto de meios de comunicação que exercem o jornalismo e outras atividades de comunicação informativa . Sua credibilidade da verificação rigorosa dos fatos . Além disso , é imprescindível respeitar a diversidade de opiniões e evitar a propagação de desinformação .Assim , os profissionais da informação têm o dever ético de buscar a verdade e apresentar informações precisas .
Os meios de comunicação desempenham papel importante na promoção da transparência e na prestação de contas de que investigar assuntos de interesse público os jornalistas contribuem para a concretização da democracia .De tal modo ,uma sociedade ou Governo que preza pela demo-cracia promove e valoriza a livre liberdade de imprensa , ao invés de atacá - la sem fundamen- tação .
Ao exercer a função, além de informar , a boa imprensa também educa ,promovendo a compre -ensão crítica e a reflexão na sociedade . Por isso que a ética jornalística é um pilar essencial . Evitar conflitos de interesse , proteger fontes confidenciais e garantir a privacidade são princí - pios que sustentam a integridade da imprensa .
A tecnologia da informação trouxe desafios, como a disseminação de conteúdos falsos . A boa imprensa ,por sua vez, precisa priorizar a qualidade sobre a velocidade ,verificando informações antes de divulgá - las . O compromisso com a verdade e a responsabilidade social são alicerces para enfrentar as complexidades contemporâneas da comunicação .
Por fim , a responsabilidade da boa imprensa ultrapassa a transmissão de informações .Ela forma a narrativa pública ,influencia a opinião e sustenta os pilares da democracia . Que São Francisco de Sales inspire nossa Rede Aparecida todos os nossos queridos profissionais da comunicação e as imprensas católicas , especialmente a Rede Aparecida de Comunicação, na coragem e fortaleza pela busca incessante da verdade e do respeito à ética , de modo que possa cumprir seus tra-balhos que são vitais na sociedade .
Fonte - Revista de Aparecida - pág 19 - ATUALIDADES Data - Ano 2022 - Pe . Jonas Luiz de Pádua , C.Ss.R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.