domingo, 31 de março de 2024

A centralidade da Páscoa no Ano Litúrgico

 




A  Igreja  propõe  anualmente um  conjunto  de  celebrações  que  nos  conduzem  à  centralidade  do  ano  litúrgico , que  se  dá  com  a  celebração  do  Tríduo  Pascal 

Em todos os domingos recordamos ,como discípulos de Cristo ,sua Páscoa .Celebramos por meio de ritos e preces um memorial , que atualiza o Mistério Pascal , isto é , a paixão , morte e  ressurreição do Senhor .To-davia ,anualmente somos também exortados a celebrar a Páscoa do Senhor com maior solenidade , e isso se dá com a celebração do Tríduo Pascal .

O Tríduo Pascal tem seu início com o cair da tarde da quinta-feira da Semana Santa .A celebração dessa noite nos recorda  as instituições do mandamento do amor , da Eucaristia  e do sacerdócio . Na celebração da ceia do Senhor aprendemos que continuar os passos de Jesus significa reclinar-se diante dos mais necessitados e servi – los na alegria do Evangelho .

No segundo dia do Tríduo Pascal a Igreja celebra o mistério da morte . Aquele que se encarnou para revelar o grande amor do Pai pela humanidade , doa sua própria vida para que nele todos tenham vida .

O sábado é  um dia que toda a comunidade cristã é chamada a vigiar .Nenhuma celebração é realizada , pois o noivo , que é Cristo , está ausente da Igreja .A tristeza do sábado se reverte da alegria quando se dá a pro-clamação da Ressurreição do Senhor , com a chegada da noite desse dia .

Dada a  magnitude da festa da Páscoa , para a fé cristã sua celebração se estenderá por 50 dias . O que nos recordará  que  o fundamento  de nossa fé  e pascal . Por isso , todo o ano litúrgico convergirá  para a cele-bração da Páscoa do Senhor , que para nós é fonte perene de espiritualidade cristã .

Na celebração da Ceia do Senhor aprendemos que continuar os passos de Jesus significa reclinar – se diante dos mais necessitados e servi – los   na  alegria   do Evangelho

Fonte - Revista Aparecida - LITURGIA                                                                                                    Data - Março de 2024 - Pe . Rodrigo Arnoso , C.Ss . R




A Vida com gosto de Páscoa

Gosto de Páscoa é a esperança alegre que nasce da fé . Jesus venceu a morte , está entrnós , partilha conosco sua vida divina e sua felicidade , e, por isso , tudo tem um sentido novo para nós .Pode parecer que a vida é a de sempre , com  suas  pequenas alegrias e muitas decepções . Mas para  nós é diferente . Porque  Jesus vive conosco , cada instante tem valor de eternidade ,as cruzes são mais leves , as alegrias  mais gostosas  e dura-douras .Se provamos  o gosto  da  Páscoa , o gosto da ressurreição , ele e continuará em nossa vida , como certos gostos fortes que  não nos deixam .E toda a nossa vida terá um tempero diferente e mais marcante , da-quele sal de Cristo , que afasta a tristeza e o desânimo , faz doce o amargo , e válidas eternamente nossas pe-quenas e fugazes alegrias . Quero saborear a Páscoa e a vida .

Fonte - Revista de Aparecida - DEUS  EM  MINHA  CASA                                                                      Data  - Março de 2024 - Pe . Flávio  Cavalca de Castro , C.Ss.R



Feliz  Páscoa 

Qual o significado da Páscoa e de seus símbolos ?

A Páscoa é a festa da ressurreição de Cristo e é a mais importante do cristianismo . A palavra páscoa significa passagem de Cristo “ deste mundo para o Pai “ , “ da morte para a vida “ , das trevas para a luz “ .

O tempo pascal inicia-se na Vigília pascal e é celebrado por sete semanas , ou seja , por 50 dias ( em grego = pentecostes ) que devem porém , “ ser celebrados com alegria e júbilo , como se se tratasse de um só e único dia festivo como  um  grande domingo “ ( Normas Universais  do Ano Litúrgico , n . 22 ) .

Assim como o natal , a festa  pascal  é rica de símbolos que devem porém , ser  entendidos corretamente para que não sejam instrumentalizados pelo mundo secularizado . Alguns dos símbolos mais importantes são :

Ovo - simboliza o nascimento , é sianla , portanto , de vida . No seu interior a vida desabrocha no silêncio , sem que ninguém perceba , assim como no interior do túmulo onde Jesus foi sepultado .

Coelho - por ser um animal de grande capacidade reprodutiva ele simboliza  a Igreja , na sua capacidade de gerar sempre novos filhos .

Cordeiro pascal - representa o próprio Cristo ,que é o cordeiro de Deus que se sacrificou para salvar todo o seu rebanho , que  é  o povo  de  Deus .

Círio pascal - é  a grande vela que se acende na entrada  da  igreja no início da celebração do sábado santo . Ela representa o Cristo ressuscitado , que é a luz dos povos . A primeira e a úl-tima letra do alfabeto grego – alfa e ômega - nele gravados querem dizer que Cristo é o princípio e o fim de tudo .

Cruz - é o símbolo do sofrimento e também da ressurreição de cristo .É importante lembrar que a cruz não é somente um símbolo da Páscoa , mas o símbolo oficial do catolicismo .

Girassol - é um símbolo pouco divulgado , mas foi associada ao sol , desde os tempos primitivos e , portanto , esta flor que representa o sol , simboliza também o Cristo ressuscitado .

Fonte - Revista O  Mílite -  pág  21 - Plantão de  Fé                                                                                    Data - Abril de 2006 - MARLETE ALVES DE LACERDA                                                            MISSIONÁRIA DA IMACULADA - PADRE KOLBE






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.