domingo, 24 de março de 2024

A Reconciliação e o Pacto educativo Gobal



Em  tempos  de  intolerâncias  e  acirrada  polarização  político -  ideológica , o  Papa Francisco fomenta o  anseio por  Reconciliação , oferecia como a  chave  de ouro  nos  apelos , no esforço no  diálogo  humanista  e democrático 

Será  remédio para  os  mais  diversos  conflitos  da  modernidade .Até  a pandemia , com seus  medos ,an-siedades , inseguranças , sequelas imprevistas e desacordos entre as vaidades de cientistas , tem colocado a  soberba  humana de  joelhos  no  altar  da  humildade e do diálogo . A  Igreja  também  precisa  revisar  sua  presença  e atuação evangelizadora  – humanística  no mundo , iluminando - se  Reconciliação .Por isso,pro-move a  Campanha da Fraternidade como  caminho quaresmal de  conversão para a  Páscoa . Pela  terceira vez enfoca - se o  tema da Fraternidade  e  Educação com o  lema  tirado do  livro dos  Provérbios 31, 26 : “ Fala  com  sabedoria  e  ensina   com  amor  “ . A  Campanha  vem colaborar  com  a  proposta  do  Papa  Francisco que propõe um Pacto  Educativo  Global , pró humanismo integral  e solidário . 

Como  de  fé  que é , a Reconciliação nos  coloca  aos  pés  da cruz redentora no  Calvário e no túmulo glo-rioso do ressuscitado . É sinônimo do Sacramento da  Penitência  ou Confissão  e supõe o  arrependimento e o perdão  dos pecados .Após o Batismo, é sinal de  cura espiritual com  suas  formas  de penitência , no es-  forço da  conversão . Mesmo  antes  da oferenda  no  altar  impõe - se  primeiro  reconciliar  na  relação fra -  terna  ( Mt . 5 , 23 – 24 ) .  A  linguagem  bíblico  –  teológica da  Reconciliação  é  frequente nas cartas de  São  Paulo . É  a fonte do  ministério  paulino  e  apostólico . Na  verdade , o  apóstolo  dos  pagãos carac-teriza  seu  trabalho  de evangelizador como exercício  do  Ministério  da  Reconciliação  2 Cor 5 , 18 ) . É  possível conhecer  e anunciar  a  mudança  do  homem  num cristão , nova criança ,  nova  criatura , porque  Deus  nos reconcilia consigo por  meio de Cristo . São Paulo  : era relação a  Deus a pessoa humana carre-gava a fatalidade insolúvel da sua culpa como ofensa e dívida ! Era  ( e é ) incapaz de reconciliar – se por  si mesma . Somente  o  Senhor podia  nos  reconciliar com  Ele . O que  fez  por  meio de  Cristo . Jesus  de  Nazaré carregou os pecados dos outros para  que , perdoados , fossem  inocentados .O apóstolo tem  pa-lavras  incisivas  na carta  2  Cor , 19 – 21 : “  Em  Cristo , Deus ,reconciliou o  mundo consigo , não levou  mais em  conta  as culpas dos homens .E colocou em  nossos lábios  a  mensagem da  Reconciliação .Somos embaixadores  de  Cristo , e é como  ( só  apóstolos ) . Em  nome de  Cristo  duplicamos : reconciliai – vos  com  Deus ! Aquele  que  não tinha experiência de  pecado .Deus o fez nos  tornássemos justiça  de  Deus ! “ 

Fonte  - Revista  Aparecida  -  pág 24  -  Questões  de  Fé                                                                      Data  -  Ano  2024 -   Pe .Antonio  Clayton  Sant' Ana , C.Ss . R. 




ORIGEM  E  HISTÓRIA  DO  PAPADO 

Sabemos  que o  Papa é  o  supremo  representante  da  autoridade  da  Igreja , para  ensinar e  zelar pela  guarda da  verdadeira  doutrina  de  Nosso  Senhor  Jesus Cristo .Mas de  onde vem  tão  grande e  impor-tante  autoridade ?  Como  todo cristão  deve saber, essa  autoridade  foi dada  diretamente  pelo  Filho  de  Deus , num  ato que fi-cou  registrado de  maneira clara  nos  Evangelhos ,para que ninguém tivessedúvidas .

No Evangelho  segundo  S . Mateus , vemos  que  Pedro é o discípulo que primeiro compreende a Natureza divina de  seu Mestre , e que tal  entendimento  lhe  é dado como  Dom de  Deus , não é  fruto de  sua  pró-pria capacidade  intelectual  meramente  humana . Em  resposta ,  Jesus  lhe dá  um   novo nome , junto com uma  nova e  importantíssima  missão : Simão  filho de Jonas  se  torna  a  Pedra (  ' Pedro ' )  no português ), sobre a qual será edificada a  Igreja  do  Senhor  neste  mundo . E confirmando o  que acabara de declarar , Jesus ainda  entrega  a  este  mesmo  Pedro as  Chaves do  Reino dos  Céus , e declara que  tudo  que   ele ligar ou desligar na  Terra será ligado ou desligado no Céu  ( Mt 16 , 15 ss ) , - . Mais claro do que isso , im-possível .Jesus  institituiu a  sua  Igreja , - que é  uma e  indivisível  , - sobre  Pedro , e   lhe  conferiu  autori-dade  sobre  esta  Igreja .

Infelizmente , existem os  que  não compreendem  ( outros  que não querem compre -ender ) esta  passagem tão  essencial  dos  Evangelhos :  chegam  a  dizer que  Jesus  não se  refiriu  a  Pedro  como  Pedra  Funda-mental , e sim a  si mesmo , Jesus , que é  chamado de  " Pedra  Angular " no Livro dos  Atos  dos  Apóstolos ( 4, 11 ) . A declaração do  Senhor , porém , é tão  direta e tão objetiva que  é difícil entender  como alguém poderia confundir  a  seu respeito.  Primeiro , Jesus  chama  Simão de  " Pedro " , isto é  , " Pedra " ; - e  ao  mesmo tempo , na  mesma frase ,diz que  sobre  aquela  Pedra edificaria sua  Igreja , e ainda concede a este, que chama " Pedra " , as Chaves ddo  reino  dos  Céus , dando- lhe  autoridade para  "ligar "  ou  " desligar " na  terra  e  no Céu !  Do que  mais  precisamos  para  aceitar  que  Jesus  concedeu  autoridade  a  Pedro  sobre  sua  Igreja ? 

Fonte  - Revista  Ano 2000


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.