quarta-feira, 20 de março de 2024

SÃO JOSÉ GUARDIÃO DA IGREJA






  “ JOSÉ COMO ERA JUSTO ...” (MT 1,19 )

“ Como era justo “ , assim o Evangelho de São Mateus menciona São José . Numa única e breve palavra , o evangelista encerra tudo a respeito de José – justo - , como bem destaca Michel Gas- trier em seu  livro ma-gistral José o silencioso .E , se pensarmos um pouco , nem poderia ser diferente para aquele que iria ser o pai de Cristo , o custóodio de sua casa na terra .

O justo do Antigo testamento é  aquele  a quem o Evangelho  dá  o  nome de santo , ou seja , nesse contexto justiça e santidade exprimem a mesma realidade  “ Justiça “ , no contexto do evan-gelho em que é citado São José , não é apenas a virtude moral que consiste em “ dar aos outros aquilo que   lhes é devido “ . Muito mais do que isso , é o conjunto de perfeições que fazem com que o homem esteja totalmente de acordo com a Lei de Deus , em harmonia completa com sua vontade . A palavra “ justo “ designa , pois , na linguagem bíblica , todas as virtudes reunidas con-forme a vontade e a graça de Deus , ou seja , a santidade .

Eis a maneira  simples e direta com  que o evangelista deixou   registrada a  participação daquele cujo desígnio divino reservou a  belíssima  missão de  ser esposo  de Maria , mãe  de  Deus  e , pai de Nosso Senhor Jesus Cristo . “ São dele  os  pesos , as responsabilidades , os  riscos  e as fadigas da pequena e singular família . É dele o serviço , o trabalho , e o sacrifício , na penumbra do quadro evangélico , no qual é agradável contemplá – lo “ ( Paulo VI , homilia de 19 de março de 1969 ) .

Inspirando -se no Evangelho os padres da   Igreja , desde os primeiros séculos , puseram em re-levo que  São José ,assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o Seu corpo místico , a Igreja , da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo .

Ora , não devemos esquecer do que  São Paulo nos exorta em      sua carta aos  tessalonicenses por parte de Cristo , Nosso Senhor :  “  Esta é  a  vontade  de Deus : a  vossa santificação “ ( 1 T s 4, 3). Logo , é  preciso aproveitar o exemplo do patriarca São José para crescermos em vida interior . Crescer em vida interior é uma exigência da nossa vocação divina .

O  sacrifício total , que  José fez da sua existência inteira , às exigências da vinda do Messias à sua própria ca- sa , encontra a   motivação  adequada na “ sua  insondável  vida  interior , da qual lhe provém ordens e conso-lações singularíssimas ; dela  lhe decorrem também a  lógica  e a  força , própria das almas simples e límpidas , das grandes decisões , como foi a de colocar imediatamente à disposição dos desígnios divinos a própria liber-dade , a sua legítima vocação humana  e a felicidade conjugal , aceitando  a condição , a  responsabilidade e o peso da família e renunciando , por um incomparável amor virgíneo , ao natural amor conjugal  que constitui e alimenta a mesma família “ .

O que sabemos sobre São José ,que se tornou patrono da Igreja Católica por Pio IX ,em 1870 ,muito pouco .

Porém , como destaca o , Papa João Paulo II , o “ texto evangélico especifica o tipo de trabalho , mediante o qual  José  procurava  garantir a  sustentação da  Família : o trabalho de  carpinteiro . ( … )  Se a Família de  Nazaré , na ordem da salvação e da santidade , é exemplo e modelo para as famílias humanas , é o analoga-mente também o trabalho de Jesus ao lado de José carpinteiro . ( … ) Graças ao seu banco de trabalho ,junto do qual exercitava o próprio ofício junta-mente com Jesus , José aproximou o trabalho humano do mistério da Redenção . ( … ) Trata se , em última análise , da  santificação da   vida cotidiana , no que  cada pessoa deve empenhar -se , segundo ao próprio estado e que pode ser proposta apontando para um acessível a todos São José”.

E continua : “ São José  é  o modelo dos humildes , que o cristianismo enaltece  e para  grandes destinos é a prova de que para ser bons e autênticos seguidores de Cristo não se necessitam grandes coisas , mas reque-rem – se somente virtudes comuns humanas ,simples e autênticas . ( … ) Os Evangelhos falam exclusivamente daquilo que José ‘ fez ‘ ; no entanto , permitem – nos auscular nas suas ‘ ações ‘ , envolvidas pelo silêncio um clima de profunda contemplação .São José estava cotidianamente em contato com o mistério ‘ escondidodes-de  todos  os séculos ‘ , que ‘estabeleceu a  sua morada ‘ sob o teto da sua casa . Isto Jesus , a grande refor-madora do Carmelo contemplativo , tornou-se se promotora de renovação do culto de  São José  na cristan- dade ocidental “ .




PAPA FRANCISCO

Mais recentemente , no encontro com as famílias em Manila , em janeiro de 2015 , o Papa Francisco revelou quem o ajuda a resolver problemas e superar dificuldades : São José , o pai adotivo de  Jesus e  patrono da Igreja . O pontífice contou como se confia à intercessão do santo .

“ Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal . Eu  gosto muito de São José  porque é um homem forte e de silêncio . No meu escritório , eu tenho  uma imagem de   São José dormindo , e, dormindo , ele cuida Igreja .Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade , escrevo-o em um papelzinho eu coloco embaixo da  imagem de  São José , para que  ele sonhe sobre isso . Isso significa para que  ele reze por este problema “ , afirmou .

O Papa falou sobre esse hábito durante um discurso  às famílias , ao citar o santo como  modelo de silêncio, abandono em Deus , mas também de ação , São José é citado nos evangelhos repou-sando enquanto lhe é revelada a vontade divina em sonho .

Para evitar que o amor se perca , o pontífice pediu  às famílias que nunca deixem de lado a capacidade de sonhar e que estejam atentas a três atitudes : repousar no Senhor , levantar -se com Jesus e Maria e ser voz profética . Ele destacou que Deus . Se manifesta ao homem nos momentos de repouso e que é essencial en-contrar tempo para rezar , em meio aos afazeres diários .

“ Esses momentos preciosos de repouso , de descanso com o Senhor na oração são momentos que gostarí-amos ,talvez , de prolongar . Mas , como São José , quando ouvimos a voz de deus devemos despertar , le-vantar e agir “ , disse .

PATRONO DA IGREJA CATÓLICA

Recordando que  Deus confiou os inícios da nossa  Redenção à guarda desvelada de  São José e , ainda , a graça de caminhar diante do mesmo deus pelas vias de santidade e da justiça ,amparados pelo exemplo e pe-la intercesssão de São José , a Igreja celebra a Festa do Patriarca patrono da Igreja Católica , no dia 19 de março .

Em tempos difíceis para  Igreja , Pio  IX , em 1870 , desejando confiá-la à especial proteção do Santo Patri-arca José , declarou -o “ Patrono da Igreja Católica “ . Nos dias de hoje , dizia o SantoPadre João Paulo II , temos ainda  numerosos motivos  para  rezar da mesma maneira : “ Afastai  de nós , ó Pai amantíssimo , esta peste de erros e de vícios  ( … )  assisti-nos propício , do Céu , nesta luta contra o poder das trevas ( … ) e assim como outrora livrastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus , assim hoje defendei a santa Igreja de deus das ciladas do  inimigo  e de todas as adversidades “ . Hoje ainda temos motivos que perduram para recomendar todos  e cada um dos homens  a  São José .

Fonte - Caderno de 1 , Ct , Irineu Adversus haereses , Iv 23 , 1 : S . CH . 100 / 72 , pp . 692 - 694




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.