O fato de não ter dia , nem valor fixo de pagamento, exige organização redobrada de quem trabalha por conta própria . Mas o cuidado compensa !
Quem não tem carteira assinada sabe o sufoco que é enfrentar o fim do mês . Pior é quando chega dezembro , sem direito a 13 ° salário ou férias remuneradas ! O educador financeiro Mauro Calil ,de São Paulo , explica que a incerteza de quem não possui renda fixa tem até o seu lado bom , pois deve ser uma pessoa mais cuidadosa com as despesas .
Para Calil o assalariado tende a ser mais relaxado com os gastos , faz empréstimos e efetua compras sem pensar . “ O autônomo costuma controlar melhor as contas “ , diz . E , agora , quem trabalha por conta própria vai aprender a poupar .
Tire proveito da situação
- TENHA DINHEIRO NA MÃO ANTES DA COMPRA
A regra número um para quem não tem carteira assinada é : primeiro se ganha ,depois se gasta . Não saia por aí comprando em mil prestações , gastando o que você não temainda ou que ACHA que vai ganhar amanhã . “ Tenha o dinheiro todo antes de comprar qualquer coisa “ , ensina o educador financeiro .
– POUPAR É UM BOM HÁBITO A SER CRIADO
É importante poupar todo santo mês ! “ O ideal seria guardar 10 % do que você ganha . Se não puder dispor dessa quantia , separe sempre uma pequena parte e deixe de reserva “ , explica Mauro Calil . E mais :
- Dê preferência a cadernetas de poupança , pois elas não cobram imposto de renda e têm a garantia de que vão render . Mas não se esqueça de retirar o dinheiro na data de aniversário ( nem antes , nem muito depois ) para não perder os juros .
- Fuja dos fundos de investimento ! Eles cobram taxas muito altas e acabam com seu dinheirinho .
- PAGUE PRIMEIRO AS CONTAS ESSENCIAIS
Ao receber seu pagamento , quite primeiro os serviços essenciais : água , luz , e gás . Depois , anote o total de suas dívidas , já com a taxa de juros embutida no valor das parcelas , e estipule uma quantia mensal para saudá-las . Priorize as que têm os juros maiores .
Nota - COFRINHO Adquira o hábito de poupar , mesmo que sejam moedas ! Data - 7 de maio de 2010 - Alessandra Moura
Fonte - Revista Ana Maria - pág 36
Observação : Pare de acreditar em fake news ! O BB é banco público , está com medo das mentiras ? Uma grande parte dos correntistas é do funcionalismo . Ana Regina , Profa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.