Ano da Copa do Mundo . Ano também de " milagre econômico " , ditadura militar ,perseguições políticas , risco de vida para quem se opõe ao regime . Claro : estamos falando do Brasil de 1970 . de um lado , um país em frangalhos ; de outro , uma maravilhosa seleção , que represen - tava talvez um país ideal , bem melhor que o real , na Copa do Mundo do México .O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias , de Cao Hamburger , procura colar uma coisa na outra - o país que vai mal com o futebol que vai mutíssimo bem . E visto através de um garoto que , obviamente , só tem olhos para Pelé , Gérson , Rivelino , Tostão & Cia .E também para Félix , já que deseja ser goleiro .
A história é simples . Os pais são militantes e precisam escapar . Ou talvez juntar-se a um grupo armado . Moram em Belo Horizonte e vão deixar o menino na casa do avô , em São Paulo , no então bairro judeu do Bom Retiro . mas por algum motivo que não cabe dizer aqui , não será o avô Paulo Autran ) quem tomará conta do futuro goleiro , mas um desconhecido .
Essa a história . Mas há a ambientação . E que revela aquilo que São Paulo , tantas vezes achinca- lhada como cidade impossível de se viver , tem de melhor - o cosmopolitismo a capacidade de povos oriundos de vários lugares do mundo viverem juntos . Porque no Bom Retiro não há apenas judeus .Existem os italianos , os nordestinos que vieram chegando , os negros , os árabes - todos enfim , que formam a cara de um país multirracial como o nosso . O filme é , em boa medida , essa celebração do País como mistura e convivência , algo que não entra na cabeça raspada de idiotas como esses que distribuem cartazes racistas na Vila Mariana .
Fonte - Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO - pág D 9 - Destaques - Luiz Zanin Oricchio Data - Quarta - feira , 25 de outubro de 2006 - Caderno 2 - 30 ª Mostra de Cinema

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.