Por trás da fofoca existem necessidades incosncientes de diferentes tipos .Com isso não estamos falando necessariamente de algo saudável ,de algo bom .O termo apenas aponta para um funciona- mento de nossa mente que não é submetido ao controle da consciência .
Não é raro encontrarmos alguém que gosta de se meter na vida dos outros ou de viver a vida dos outros . O curioso é que frequentemente , o fofoqueiro se dá conta de ter feito uma fofoca so -mente depois, quando já não há mais o que fazer . Às vezes , nem sequer se dá conta de estar fofo-cando . Para as vítimas de suas fofocas , no entanto , sobram os estragos que esse funcionamento psíiquico provoca .
O primeiro aspecto,geralmente inconsciente ,presente na fofoca pode ser a necessidade de agredir o outro .Esse tipo de agressividade ,pode ter a sua intensidade , maior será o ataque contido na fofoca . A inveja é um sentimento que surge ao perceber que o outro desfruta de algo que é considerado fora do alcance de quem inveja . O ataque invejoso ,porém ,não tem como objetivo se apoderar daquilo que é invejado , mas apenas visa destruí - lo ou , na melhora das hipóteses estragá-lo .
Por trás do ataque contido na fofoca pode haver também ciúme . Esse sentimento diz respeito ao amor que o indivíduo sente que lhe é devido ou que lhe foi tirado por um rival ou que está a ponto de sê - lo . Tanto a inveja quanto o ciúme favorecem o despertar da agressividade que se manifesta através da fofoca , resultando em um ataque verbal que fere a honra do outro , sua in- tegridade moral , sua competência profissional ou manipula a realidade , criando uma versão distorcida dos fatos .
Quando não é movida pelo prazer de ferir o outro , a fofoca pode ser movida pelo prazer de se viver de forma projetiva , algo que também quem faz a fofoca gostaria de viver . As revistas e os programas elevisivos que têm na fofoca seu principal atrativo se alimentam dessa necessidade in - consciente . Desta forma , o público que assiste o programa ou lê a revista o u passa a viver proje-tivamente o que ous outros , os famosos ,vivem desfrutando assim de situações que difícilmente po - deriam ser vividas em sua vida pessoal e em seu contexto social .Por trás da fofoca pode haver também uma necessidade de comentar algo a respeito do outro , que , na realidade ,representa um problema para quem faz a fofoca . É como se f osse uma forma de falar de si ,falando do outro . Evidentemente , é mais fácil falar do outro do que de si mesmo , e admitir que algo assim ou assado para o outro , do que para si mesmo .
Fonte - Revista de Aparecida - pág 26 - Atualidades Data - Janeiro de 2015 - Roberto Giroto, psicanalista e terapeuta familiar

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.