terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Magos: vieram com a ciência; voltaram com a fé!



GPSque guiou os chamados reis magos ao encontro de Jesus recém-nascido não foi a fé , foi a estrela. Essa pode simbolizar a ciência, que , na busca e esforço por saber , chega às coisas ocultas. Pode simbolizar também a luz da fé , mas só após conhecer a Revelação de Deus ( Evangelho de Mateus 2,1-12 ) . No caso , os magos nem podiam prestar a plena adesão do intelecto e da vontade à Revelação que não conheciam , já que eram pagãos. Segundo a história das civilizações antigas ( Pérsia ) , eles eram uma casta sacerdotal e chegaram a função de assessores influentes junto aos reis do Oriente : Pérsia , Babilônia , Arábia , interessados em pesquisar , é provável que tenham ouvido falar dos tempos messiânicos e da vinda futura de um ‘ rei messias ‘ por parte dos emigrantes judeus . Na cultura dos povos da Babilônia e da Pérsia , havia o anseio difuso , a expectativa por um líder magnífico , um poderoso salvador

A familiaridade com os escritos antigos somada à sua atenta observação astronômica, suscitou neles o propósito de ir procurar e constatar o fato , pois brilhava um “astro novono céu. O que ele significaria para o destino dos homens exigia pesquisar. Por seus estudos tinham ciência astronômica rudimentar e conheciam os dados populares da astrologia. 

No texto Mateus diz que eles vieram de longe, Oriente. Logo, passaram por caminhos difíceis e correram perigos de todo o tipo até chegar ao objetivo da viagem: confirmar o nascimento do “ rei dos judeus “ e visitá-lo. Chegaram ao lugar e viram a mãe com a criança. Prostraram-se em adoração e ofereceram seus presentes . Não precisaram mais da estrela na volta para casa inclusive fizeram outro caminho . Na vinda , valeram-se da ciência . Na volta , a luz da fé já lhes inundava o coração como um presente recebido do menino Deus.

O texto bíblico não é reportagem ., Mateus reinterpreta passagens dos profetas e as aplica a Jesus. Exemplos: Salmos 72 ,10-11 ; Isaías  60,6 . Acima da exatidão histórica e de tradições respeitáveis , o texto ensina que a salvação veio para todas as raças e povos ; não só para judeus. No mais , tudo é misterioso aqui ! Na verdade , a mente e a pena de Mateus , guiadas por um “ GPS” divino , ajudaram na fé as comunidades do seu tempo . Se as elites e os sacerdotes do Templo rejeitaram Jesus, foram substituídos pela casta sacerdotal dos magos estrangeiros . Na busca e na adoração ao rei menino de Belém , eles representam todos os povos e raças . Enfim , na história e nas tradições da visita deles a Jesus , ciência e fé deram as mãos para preservar a vida do Salvador contra o poder ambicioso, astuto e cruel de Herodes . “A fé e a razão são as duas asas com as quais o espírito humano alça voo para contemplar a verdade “ ( S.João II , Fides et Ratio , 1 ) .

Fonte   -  Revista  de  Aparecida   -   pág  10    - A12.com   - QUESTÕES  DE  FÉ 
Janeiro  de  2018              – PE ANTONIO  CLAYTON  DE  SANTANA .  Css.R 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.