terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Vida Simples



Saber  como agir  em  um  ambiente e  com  as  pessoas  é  sinal  de  elegância, e  dicas  básicas  de  etiqueta  ajudam  no  modo  de  se  relacionar  bem  e  em qualquer  lugar.

Não adianta estar com uma roupa elegante, uma maquiagem impecável e uma postura de dar inveja. Se você não sabe se comportar , todo o resto da produção não vai valer nada, portanto a etiqueta tem como base a educação, que é a aliada fiel para qualquer pessoa ter boas maneiras em qualquer lugar ou situação. A consultora de etiqueta Márcia Klarc afirma que boas maneiras a gente treina em casa para não fazer feio fora“Ser educado é a base para saber lidar com qualquer situação . Se você tem educação , as regras de etiqueta ficam fáceis de ser aprendidas" .

Confira algumas dicas básicas da consultora Márcia e saia-se bem em qualquer situação:

- No  trabalho - Seja sempre discreto e gentil com os colegas de trabalho. Querer chamar a atenção, ir com roupas muito decotadas e achar que o local de trabalho é sua casa é uma forma de não impor respeito pelo cargo que exerce, além de não ser a postura correta. 

- Para os  fumantes – Não tem nada mais desagradável do que alguém pedir para você jogar a fumaça para o outro lado. Antes que alguém fale isso para você, tome a iniciativa e veja quando e onde você deve fumar. Se estiver em algum lugar com pessoas que não fumam, pergunte se elas se importarão com o que pretende fazer, desta forma você mostrará a educação e consideração com o bem estar do próximo . 

- Ser  discreto  - Agir discretamente é a melhor forma de manter a etiqueta, por mais que você não tenha mais conhecimento de como fazer em determinadas situações . Em qualquer lugar, se você for discreto e educado , mostrará que a etiqueta é uma forma simples de saber se comportar em qualquer ocasião e com certeza as pessoas perceberão isso.

- Cumprimentos - Nada de exageros. Se você não vê alguém há muito tempo, não precisa sair gritando pelo nome da pessoa, ou acenar de forma exagerada. Seja delicado e mais uma vez discreto. Mostre com um sorriso espontâneo que está feliz ao ver a pessoa e cumprimente-a com gestos delicados, como um aperto de mão ou, se a pessoa já lhe for íntima, com um rápido beijo no rosto .

- Sentar-se à mesa – Não queira se apressar e ser o primeiro a pegar a comida posta à mesa. Deixe sempre que a dona da casa se sirva primeiro ou dê autorização para que você o faça . Caso esteja em um jantar , espere os mais velhos se servirem primeiro , dessa forma você se mostrará gentil e educado com os outros ao seu redor. Além disso, tente não confundir os talheres. Sempre use de fora para dentro, mas, se não souber como fazer, espere que alguém se sirva para fazer igual.

Nunca fale de boca cheia, é totalmente desagradável , e não queira chamar atenção de todos na mesa quando falar .

Além de todos os detalhes que fazem uma grande diferença, saiba ter sempre uma palavra de carinho e atenção para todos! Mostre sempre educação e etiqueta em todos os momentos da sua vida, seja no trabalho , numa festa , numa reunião familiar , ou simplesmente quando encontrar um conhecido na rua, pois dessa forma você será lembrado como uma pessoa de classe

Fonte  -  Revista  Encontro    págs 14 e 15 
Outubro  2009  -  Drogaria  São  Paulo 


Como  se  comportar  na  festa  de  confraternização da  empresa ?

Já é um costume com a chegada do final de ano as empresas realizarem seus encontros para confraternização , na festa de fim de ano ou “festa da firma“ , como alguns brincam . Contudo existem diversas dúvidas sobre esse tema , dentre os quais destaco : como se comportar , horário de chegada e saída , como se vestir , limites de ingestão de bebidas alcoólicas , dentre outras . Assim, reforço, esses fatos podem sim afetar sua imagem perante aos colegas e gestores

Ir  ou  não  ir  ?

A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e a conclui mais um ano de trabalho, além de propiciar um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “net working “ , onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos.

Portanto, estar presente nesses eventos torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores , pois além de melhorar a amizade , demostra seu interesse pelas realizações da empresa , evitando assim a taxação de pessoa não sociável ou que não gosta do ambiente de trabalho. 

Evite  problemas 

Apesar de ser importante a ida, há relatos de excessos cometidos pelos participantes , levando a situações não comuns ou vexatórias . Isso pode causar transtornos futuros para a imagem da pessoa perante os colegas de trabalho. 

Além disso , hoje os smartphones e as redes sociais , faz com que muito do que é feito nessas ocasiões se perpetuem exercendo uma grande influência na vida pessoal e profissional , aumentando a vulnerabilidade da imagem perante o meio que se relaciona e causando uma má impressão não apenas para seus colegas de trabalho , mas a outras pessoas que possam ter acesso essas informações.

10  cuidados  a  serem  tomados 

Algumas atitudes devem ser evitadas como fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual causando constrangimentos aos participantes, dentre outras ações. Assim, apresento algumas dicas para que esses momentos sejam apenas de alegria e de descontração;

1- Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável;

2- Não sendo possível comparecer , agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente ;

3- Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se não se trata de uma balada;

4- Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa , beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa ;

5- Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture se e evite grupinhos ; 

6- Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou fora do padrão local ;

7- Seja cordial com todos os presentes independente se não tiver contato próximo e buscar falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas ;

8- Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura ;

9- Sugiro não ser o último a sair da festa , não é uma regra , mas evita exageros ;

10- Evite sair junto com os superiores , para que não passe a impressão que estava na festa apenas por causa do mesmo .

Enfim, é importante participar das festas comemorativas da empresa , mas fique alerta para evitar situações desagradáveis que poderá marcar sua imagem e causar transtornos momentâneos e brincadeiras futuras.

Fonte  -  Jornal   POSTO  SEIS     -  pág  3  - Edição 424 
2ª quinzena  de dezembro de 2015  -  Dica  de  Empreendedorismo 
Celso  Bazzola  , consultor  em  recursos humanos  e  diretor  executivo  da BAZZ 
Estratégia  e  Operação de RH . 



7  Dicas  para  alcançar  o  que  se  deseja 

A  VIRADA  DO  ANO  traz a esperança de dias melhores. Mas , para conquistar o que se deseja com eficácia, é essencial saber formular, planear e cumprir metas. Por onde começar ? O especialista em programação neurolinguística e neurosemântica Jairo Mancilha, diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada  (INAp), transmite a seguir sete dicas para concretizar tudo com tranquilidade e motivação durante a jornada.

1- Por que é importante ter metas ? Quem não se lembra da Alice perdida no País das Maravilhas perguntando ao gato qual era o caminho que deveria tomar ? Eis que ouviu a resposta : " Se você não sabe para onde quer ir , qualquer caminho serve " . Ter metas na vida é fundamental importância , porque elas oferecem direção , eficácia e realização . " Com elas, conseguimos conceber o futuro e no presente, e ser dono do próprio destino", afirma Mancilha .

2- Saiba formular a sua meta - " Para acertamos o alvo, ele tem que estar bem visível e na distância adequada", ressalta o especialista. O primeiro passo é identificar e avaliar o estado atual e onde se pretende chegar. Podem ser definidas para diferentes áreas: carreira, relacionamentos pessoais, lazer, espiritualidade, finanças, entre outas. Seguem questões essenciais para definir cada meta. Ela deve ser formulada de forma positiva: o que você quer alcançar ? É recomendável que ela seja concreta e clara em termos sensoriais: como você irá saber que está se aproximando ou que alcançou a meta? O que você irá ver, ouvir e sentir? Relação perde e ganha: Quais serão as consequências dessa conquista ? Será que existem objeções ? Realização: O que você poderá fazer ? O que será necessário ? E mais: a meta deve ser motivadora: Como você se sente quando pensa na meta alcançada ? Por fim, quando ela parecer muito grande e quase impossível de ser concretizada, é indicado dividi-la em sub-metas. Até porque, ao atingir uma parcela da meta, a pessoa fica mais empolgada para persistir. 

3- Deixe tudo registrado - Escreva a sua meta e deixe em lugar que você veja com frequência. " O fato de escrevê-la irá ativar o inconsciente para trabalhar em uma direção " , indica Jairo Mancilha . Cabe sempre colocar um prazo para cumpri-las.

4- Motive-se  - É necessário saber exatamente por que quer alcançar a meta . "Ao saber o valor essencial por detrás dela, a pessoa fica mais motivada e esse impulso é essencial para a jornada", pontua o especialista Jairo Mancilha. Ele transmite essa série de perguntas para responder uma após a outra: O que você ganhará com essa meta ? O que esse gancho irá trazer ? E o que isso irá te proporcionar ? Como você poderá viver e desfrutar desses valores e sentimentos enquanto executa o que for necessário para consegui-la? De acordo com Mancilha, não é necessário esperar até a concretização para viver o valor que ela pode oferecer. "Como a vida acontece agora , no presente , a pessoa deve estar feliz e em paz na busca do que deseja alcançar", afirma. 

5- Plano de ação  - A partir da definição do estado atual e do estado desejado , deve-se fazer o planejamento . "A pessoa precisa listar tanto os recursos que já tem quanto os que ele a precisará durante a jornada " , recomenda Jairo .

Nessa listagem , escrever desde os recursos internos ( habilidades , confiança , determinação, por exemplo ) até os externos ( pessoas , equipamentos , dinheiro , modelo , entre outros ) . E perguntar-se periodicamente : O que eu vou fazer esta semana em relação à minha meta ? O que mais eu preciso ? Como ? Além disso , é necessário estar ciente de que possível encontrar dificuldades durante o percurso e ter sempre um plano B.

6- Revisões da meta - Coloque no planejamento a verificação das metas para uma semana , quinze dias ou um mês. Na ocasião, avalie o que ainda deve ser feito para alcançá-la , o que deve ser mantido e o que deve ser descartado por não fazer mais sentido percorrer .

7- Menos é mais - Cuidado com o excesso de metas. "Estabeleça no máximo 10 metas para um ano , porque mais do que isso pode gerar ansiedade e perda de foco " , diz . 

Fonte  -   Jornal   - Universo  Holístico   -  pág 3   - JANEIRO  2016

Dr Jairo  Mancilha 
.  Mestre e  doutor  em Medicina  pela UFRJ  , Pós Doutorado  em cardiologia  pela  Northwestem  University  (USA) .

.  Master  Coch  e Master  Treainer  international em  Coaching  e  em Neurolinguística .

* Coautor de  " O caminho da longevidade  " ( Ed. Rocco ) , " Histórias  reflexões  e  metáforas " ( Ed. Qualitymark ) e " Coching  passo a  passo   ( Ed. Qualitymark ) .

* Diretor  do  INAP - Instituto  de  Neurolinguística  Aplicada  e  do InCoaching  -
Instituto  International  de Coaching  .

* Ministra  palestras  , cursos  e  treinamentos  no Brasil  e  na  Europa  . 

* Meta  Coach  (ACMC ) com certificação  international  pela Meta  Coach  Foundation .     
 www.pnl.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.