terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Músicas natalinas brasileiras destacam-se no imaginário popular


No Natal é comum diversas canções típicas dessa festa voltarem ao imaginário popular. Quem nunca se pegou cantarolando versos de “Jingle Bells“ ou “ Noite Feliz” ? O que muita gente não sabe é que , apesar da maior parte das canções serem versões de sucessos internacionais, alguns compositores brasileiros tiveram bastante sucesso com suas criações, que são conhecidas pela maior parte das pessoas.

Uma delas é “ Boas Festas “ , de Assis Valente. Composta em 1933, que se tornou o primeiro sucesso na voz do então iniciante cantor Carlos Galhardo. Nesses 80 anos, recebeu inúmeras regravações nas vozes de Roberto Carlos e Simone. A letra triste reflete a personalidade do compositor , que se matou em 1953. após outras tentativas . No entanto, o ritmo alegre ( a música é uma marchinha )  -  ajudou a canção a popularizar-se.

Outra que também muito conhecida é “ Sapatinho de Natal ( Bom Velhinho ) , de Otávio Babo Filho ( primo de compositor Lamartine Babo ) . A primeira gravação data de 1953 , quando João Dias  e Edith Falcão imortalizaram a canção em um dueto , reeditado no compacto “ Feliz Natal e Adeus Velho  “ , de Dias  , em 1964  .

Na mesma época  , o compositor  Blecaute escreveu “ Natal  das  crianças  “ , que segundo ele era uma  “ valsinha de roda  “ ( misturando alguns aspectos de uma valsa tradicional , com uma música de brincadeira de roda ). Ela foi lançada em 1955 pela gravadora Copacabana na voz do próprio artista, mas saiu pela primeira vez em um disco (“Natal  no  Brasil “)  no ano seguinte  , em uma versão de Zezé Gonzaga  .

Mais recente e igualmente famosa é “ O Natal  Existe ( Bom  Natal )  “ , que virou um sucesso como jingle do extinto Banco Nacional em 1987. Antes de fazer parte de uma propaganda, o compositor Edison Borges de Arantes  ( também conhecido como Passarinho ) havia escrito a música para o grupo Os Titulares  do  Ritmo, mas o convite do publicitário  Lula  Vieira  fez com que ele cedesse sua criação ao comercial.

Fonte    -    Jornal  POSTO  SEIS    -  VIA      -  pág  15
Dezembro  2013    -  EDIÇÃO  ESPECIAL  DE  NATAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.