terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Natal. Que Natal ?



Que Natal podemos celebrar sob o abatimento que se estabeleceu nas consciências humanas devido ao terrorismo. Não será o Natal do lirismo tradicional, reforçado pela propaganda comercial. Será outro, mas, quem sabe, mais próximo do Natal histórico do Filho de Deus nascido em terra dos atuais palestinos em Belém.

Jesus nasceu fora de casa, entre animais , numa manjedoura “porque não havia lugar para sua família na estalagem“. O evangelista João diz com infinita tristeza : “ Veio para o que era seu e os seus não o receberam “ . Desde o início está definida sua missão: estar do lado dos que não tem terra , teto , lugar social . A eles dirige primeiramente sua mensagem . Identifica-se com eles , como se diz na parábola do juízo final. Do ventre dos pobres Jesus continua nascendo, o libertador das gentes. Eles são a manjedoura onde ele repousa permanentemente. Eles possuem muitos rostos ontem e hoje.

Em nosso país são milhões de crianças abandonadas, tantas quantas toda a população da América Central. São os 52 milhões que passam fome. São os sofredores de rua, pivetes que sobrevivem de pequenos furtos. São as milhões de meninas que se prostituem para ajudar em casa. São cerca 40 milhões de negros que carregam no corpo e  na alma o  estigma da  discriminação.  São  os sobreviventes indígenas expulsos das terras que sempre foram suas. São os milhões de sem-terra que, como Abraãos, andam por aí errantes em busca da terra para morar e trabalhar. São os operários empobrecidos, que se julgam ainda privilegiados por ser explorados pelo sistema do capital a preço de uma carteira de trabalho assinada e dos parcos benefícios da previdência social.

São todos esses, tidos por zeros econômicos, os esquecidos de nossa memória nacional, que são os irmãos e as irmãs mais humildes do Filho de Deus, encarnado em nossa miséria. Eles gritam : “ Queremos viver . Queremos ser gente . Nós também somos filhos e filhas de Deus. Até quando, Senhor , até quando nos fazes esperar a tua vinda e , com ela , a tua justiça , a tua ternura , a tua paz” ?

No Natal esse lamento lancinante foi escutado. Deus deixa sua luz inacessível e seu mistério sacrossanto e vem morar no meio dos humilhados e ofendidos. Fez-se criança que choraminga entre boi e asno. E lhes faz entender : “ Vocês são meus irmãos e irmãs , filhos e filhas do Pai querido . Quero ser para vocês o Emanuel , o Deus conosco . Eu lhes enxugarei todas as lágrimas dos olhos . Serei a vida e o direito que buscam . Meu  nome  é  Jesus  , o  Deus libertador  , alegria  para  todo  o  povo “ .

Passei por Belém de Judá e ouvi um sussurro terno . Era  a  voz  de  Maria  embalando  o  filhinho:  “Sol  , meu filho , como posso cobrir-te de panos  ? Como vou amamentar-te , tu , que nutres a toda a criatura  ? “ E José , perplexo , exclamava : “ Como  pode ? Como pode ter forma de criança aquele que deu forma a todos os seres ? Como pode fazer-se pequeno na Terra quem é grande no Céu ? Como pode o estábulo conter aquele que contém todo o universo ? Como podem seus bracinhos estarem enfaixados , se seu braço governa  a Terra e o Céu ? Como pode  “ ?

Eis que apareceram no presépio  “ a bondade e o amor humanitário de nosso Deus “. Agora não se trata mais de Deus de quem se dizia : Grande é o nosso Deus , infinito o seu poder . Agora vale :  Pequeno  é  o  nosso  Deus , infinito  é  o  seu  amor  . Ele não temeu a matéria .  Revestiu-se dela . Não receou a condição humana , por vezes trágica e sob muitos aspectos , absurda . Entrou inteiro nela para nunca mais sair dela . Por isso , apesar das tribulações e angústias e angústias do tempo presente , podemos ainda celebrar , reunir a família , tomar a ceia e trocarmos presentes. Para milhares, por causa da Ação da Cidadania e do Natal sem Fome , haverá comida na mesa e alegria nos olhos.

Irmãos e irmãs, neste dia , neste dia  olhemos para nos  morros ,  para  nossos pobres  na  rua  . Olhemos fundo : eles estão grávidos de  Jesus  Cristo  . Ele suplica nascer de novo mediante nossa solidariedade, com-paixão e fra-ter-nura.

De  nada  vale  Jesus  nascer  em  Belém  .
Se  não  nascer  em  ti  de  novo  .
Não  o  busques  no  além  .
 Faça-o  nascer  do  povo  .

Fonte  -   JORNAL  DO  BRASIL    -   pág 9
Segunda-feira , 24/12/2001   -  OPINIÃO  
Leonardo  Boff  é  teólogo  e  escritor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.