A repressão resultou em mortos , desaparecidos , torturados e exilados
O ano de 2014 não passará incólume , Ano de Copa do Mundo ,ano de eleições , ano de …ano de … ano de 50 anos do golpe militar de 1964 - um pesadelo vivo na memória do Brasil e de tantos brasileiros .
Como um daqueles sonhos tenebrosos que , por mais que tentemos , não se dissipam com a luz do dia , o golpe militar de 31 de março de 1964 - que completou 50 anos em 31 de março de 2014 - continua vivido na memória do País um período de tenebrosas violações de liberdade ,dos direitos humanos , que deixou milhares de mortos ,desaparecidos e torturados e se prolongou por longos 21 anos , até 15 de março de 1985 , com a posse civil de José Sarney e a restauração do regime republicano . A despeito da ini -
ciativa de movimentos independentes que buscam apurar os abusos cometidos à época, a ditadura militar é um período de excessos que não se curvou até hoje ao julgamento histórico de fato . Torturadores e militares de então , cujas mãos estão sujas de sangue , continuam intocados ,dores agudas da consciência. Mas é sempre importante lembrar que , apesar do combate desigual , os opositores do regime sequestraram diplomatas , assaltaram bancos ,mataram e orquestraram guerrilhas armadas .Nesses 50 anos dessa violência ruptura institucional , não há absolutamente nada a comemorar .Não há vencedores nem vencidos , até porque alguns dos mais ilustres combatentes da ditadura foram julgados e condenados pelo vil crime de corrupção .
Fonte - Revista Conhecimento Prático - pág 37 - LITERATURA
Data - 2024 - FLIP - Antônio Lúcio / 22.09.1977 / Estadão Conteúdo
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.