Antes de eleger alguém a um cargo público , é bom se informar sobre o que ele ou ela já fez e o que pretende fazer ,como enxerga o mundo , suas convicções políticas e sociais .O eleitor ou eleitora apoiará um candidato ou candidata que sintonize valores ( e a partir daqui , volto a nominar todos pelo gênero masculino , até que me sinta à vontade para escrever “ todes “ ) . Ou seja , votamos em quem for menosestranho a nós . .
Além disso tudo ,eu preciso ir com a cara do sujeito .Convoco sexto sentido ,intuição e até leio os lábios ,atenta não só ao que ele diz ,mas à forma como cala .O jeito que cerra a boca.O quanto sorri .Se tem humor , demonstra comoção,escuta ,fica à vontade entre desconhecidos ,tem um olhar acolhedor ,enfim ,se ele parece, minimamente , com um ser humano .
Por alguma razão , lembrei do presidente dos EUA , pseudo rei do planeta . Ele transmite pelo rosto , pelo tom de voz e pela linguagem corporal o que lhe passa no cérebro - e é apavorante .Não há como dizer que não enxergamos Donald Trump por dentro . Ninguém se engana em relação a ele Todos sabem que é um delirante que não mede consequências com uma caneta na mão .
O ditado “ quem vê cara não vê coração “ é bem - intencionado ,desestimula preconceitos, mas os muitos aéreos não percebem a essência pesada de alguém , seu olhar de desprezo , a voz autoritária .E agora estou falando de qualquer um de nós .Somos energia em movimento . Nossas grandezas acompanham à mesa do almoço, ao entrar em um carro aplicativo , numa conversa trivial . Quem não consegue perceber de primeira , basta se dedicar mais uma ,duas vezes : os detalhes não mentem . O ar de superioridade . A teatralidade dos gestos . A dificuldade em ser natural . O horror à admissão de um erro . Tudo tão doente .
A existência de um desatinado não me assusta tanto quanto a existência de pessoas boas que o elegem como líder .Induzidos a lutar contra fantasmas inexistentes ,rendem-se à submissão e ajudam a espalhar fake news, colaborando , assim , com a atuação predatória das big techs , que ainda dominará o mundo através dos algo-ritmos .Sugiro que leiam os artigos do jornalista Reynaldo Aragon ,especializado na geopolítica da tecnologia. Se extrema - direita continuar batendo contra a regulação da vida digital ,regulados seremos nós:o que vemos, o que sentimos , o que lemos , o que ouvimos, nada mais será espontâneo.
Sou uma reles colunista que não entende de política , mas que não costuma errar quando o assunto é gente . Bato o olho e detecto . O jeito de erguer a cabeça para olhar de cima , a piada desagradável , o disfarce dos sentimentos , o ímpeto de humilhar . Onde há muita atuação e apego ao poder , falta o homem . Falta a mulher . Todes
Fonte Revista Ela - Crônica Martha Medeiros - 2024
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.